Secretário adjunto dos EUA visitará Bolívia para impulsionar relações

La Paz, 17 mai (EFE).- O secretário de Estado adjunto americano para a América Latina, Thomas Shannon, liderará uma missão de alto nível que, da próxima quarta-feira e até quinta-feira, se reunirá com o Governo da Bolívia, em La Paz, para impulsionar a melhora das relações.

EFE |

O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, anunciou hoje na televisão estatal que Shannon "está chegando na quarta-feira" para formar "uma mesa de diálogo a fim de construir estas relações".

Junto com Shannon, chegará a La Paz Dan Restrepo, diretor para a América Latina no Conselho de Segurança Nacional americano.

Segundo o chanceler, pretende-se buscar "um novo acordo marco que possa delinear as relações entre Bolívia e Estados Unidos", já que o vigente data de 1951.

Entre os temas indicados por Choquehuanca, estão a cooperação ao desenvolvimento, a luta contra o narcotráfico e a suspensão à Bolívia dos benefícios tarifários que os Estados Unidos concedem aos países andinos por seus esforços contra as drogas.

Também será tratada a cooperação judicial e o caso do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, que está nos EUA e enfrenta em seu país uma acusação por "genocídio" pela morte de 60 pessoas na repressão militar do "outubro negro", em 2003.

Os enviados americanos buscarão impulsionar as deterioradas relações entre os dois países, caracterizadas pela tensão permanente desde a chegada ao poder, em 2006, do presidente Evo Morales, que se autodefine como "anti-imperialista".

O pior momento foi em setembro do ano passado, quando Morales expulsou o então embaixador Philip Goldberg sob a acusação de conspirar contra ele. Naquela data, também decidiu proibir as atividades em seu país da agência antinarcóticos americana (DEA, em inglês).

Os Estados Unidos responderam ordenando a saída do chefe da delegação boliviana em Washington, Gustavo Guzmán, e retirando benefícios da Bolívia. EFE az/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG