Schwarzenegger sanciona orçamento para reduzir déficit na Califórnia

O governador da Califórnia (oeste dos EUA), Arnold Schwarzenegger, sancinou nesta terça-feira o orçamento do estado, que deve reduzir um déficit recorde de 24 bilhões de dólares sem aumentar impostos, mas cortando drasticamente as despesas públicas.

AFP |

O corte das despesas, que acontecerá principalmente na educação e na saúde, atingirá 16,1 bilhões de dólares, destacaram os assessores do governador em comunicado.

Uma redução de 15 bilhões de dólares já havia sido aprovada em fevereiro passado.

"Não é um orçamento fácil, mas é um orçamento necessário, que não aumenta os impostos, combate o déficit de 24 bilhões de dólares e inclui reformas de longo prazo", justificou Schwarzenegger no comunicado.

O governador se disse ciente de que muitos californianos "serão afetados pelas decisões tomadas neste orçamento" e que "nada garante que os recursos não vão cair mais ainda".

"Este orçamento nos coloca no caminho da responsabilidade, para que possamos trabalhar na criação de empregos e levar a Califórnia para a frente", acrescentou.

O projeto de orçamento fora aprovado sexta-feira pela Câmara e o Senado da Califórnia. No entanto, uma disposição que previa a abertura de uma região marinha, próxima ao balneário de Santa Barbara, à exploração de petróleo, foi rejeitada.

A educação é o setor mais atingido pela redução das despesas, com uma queda na verba de nove bilhões de dólares. A cobertura médica pública terá um corte de 1,3 bilhão de dólares em seu orçamento.

rr/yw/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG