Schwarzenegger quer conferência mundial sobre o clima para as cidades

O governador da Califórnia (oeste dos EUA) Arnold Schwarzenegger, pediu nesta terça-feira a organização de uma conferência mundial da ONU para as cidades, no mesmo modelo da que está acontecendo neste momento para os países na capital dinamarquesa.

AFP |

"Quero pedir à ONU a convocaçção de uma cúpula sobre o clima, mas para as cidades, as províncias e as regiões", declarou Schwarzenegger aos participantes da conferência, que reúne delegações de 194 países em Copenhague.

"Ficaria mais do que feliz de receber tal evento na Califórnia", destacou.

As nações não são as únicas protagonistas da luta contra o aquecimento global, ressaltou.

"Os governos mundiais não podem realizar sozinhos os progressos necessários para enfrentar o aquecimento global", afirmou o ex-ator diante de um auditório lotado.

"A Califórnia mostrou que um governo subnacional pode levar a uma mudança nacional, e conclamo todos os dirigentes mundiais aqui em Copenhague a liberar a força que existe em nível nacional para nos ajudar a criar um meio ambiente que possamos deixar com orgulho aos nossos filhos, aos nossos netos e às próximas gerações", discursou Schwarzenegger.

O ex-ator, membro do Partido Republicano, conseguiu em 2006 a aprovação de uma lei histórica em seu estado ao impor um limite às emissões de gases de efeito estufa, opondo-se ao então presidente dos Estados Unidos, o também republicano George W. Bush.

Em junho, a Câmara dos Representantes aprovou um plano para reduzir em 17% as emissões de gases de efeito estufa até 2020 (em relação a 2005) no Estado. No entanto, a lei está bloqueada pelo Senado e não será examinada antes de 2010.

A conferência de Copenhague, que começou no dia 7 e vai até o dia 18, tem como principal objetivo encontrar um acordo internacional de luta contra o aquecimento global. Trata-se de limitar o aumento das emissões de gases de efeito estufa e levar uma ajuda financeira aos países mais pobres.

mh/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG