Schwarzenegger decreta estado de emergência em Los Angeles

LOS ANGELES - O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, decretou nesta segunda-feira estado de emergência nos condados de Los Angeles e Ventura, onde dois incêndios provocaram a fuga de milhares de pessoas. A decretação do estado de emergência permite à Califórnia liberar uma série de recursos para bombeiros, polícia e serviços de urgência.

Redação com agências internacionais |

Acordo Ortográfico Os incêndios florestais foram alimentados pelo vento que atingem a periferia norte de Los Angeles nesta segunda-feira. Cerca de 30 trailers já foram destruídos e centenas de moradias estão ameaçadas.

Um sem-teto que dormia numa caixa de papelão sob um viaduto foi achado morto junto com seu cão, e um bombeiro sofreu um ferimento nas costas, disseram as autoridades.

É o primeiro grande incêndio da temporada no sul da Califórnia. Os dois primeiros focos surgiram na madrugada de domingo nas margens da Floresta Nacional da Califórnia e inicialmente queimaram 850 hectares de mato seco. As autoridades determinaram que cerca de 1.200 moradores deixem suas casas.

Quando o fogo parecia quase controlado, as rajadas do vento Santa Ana, vindas do deserto californiano, realimentaram as chamas, que na metade da manhã já atingiam 1.500 hectares.

Um outro incêndio surgiu na segunda-feira, num morro a vários quilômetros dali, obrigando os moradores a deixarem outras centenas de casas. Rapidamente, esse incêndio queimou 300 hectares de mato, provocando uma espessa fumaça que congestionou a rodovia próxima.

Mais de mil bombeiros participam da operação, com a ajuda de helicópteros e aviões que lançam água sobre as chamas. Um camping com cerca de 30 trailers, uma casa e várias outras estruturas foram destruídas.

"Não consegui trazer nada comigo, só a roupa do corpo", disse a desabrigada Rita Yates, 69 anos, orientada pelos bombeiros a deixar o trailer onde mora sozinha, ainda na madrugada de domingo. Na segunda-feira, ela estava num abrigo improvisado no ginásio de uma escola.

Perto dela, Glenn Bell, 50 anos, contava que fugiu do seu trailer quando as labaredas se aproximavam, na madrugada de segunda-feira. "As fagulhas voavam na nossa direção", disse ele, lembrando que ele e seus vizinhos tiveram de arrombar um portão para fugir. "E quando eu estou arrombando o portão vejo os ciprestes bem ao lado da nossa casa em chamas."

Várias estradas estão interditadas, e nove escolas públicas e uma faculdade cancelaram as aulas.

Com informações da Reuters e da AFP



    Leia tudo sobre: incêndio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG