Juízo Final - Mundo - iG" /

Schwarzenegger compara situação orçamentária da Califórnia ao Juízo Final

O governador da Califórnia (oeste), Arnold Schwarzenegger, pediu nesta terça-feira aos parlamentares do Estado que aprovem novos cortes do orçamento, para poder lutar contra um enorme déficit que ele comparou ao juízo final.

AFP |

"O dia do juízo final chega à Califórnia", disse o governador, um republicano moderado, aos parlamentares em Sacramento, capital administrativa do Estado.

Lembrando que os recursos de California caíram "27% em relação ao ano pasado" por causa da crise econômica e imobiliária, o governador do Estado mais povoado do país explicou que os níveis de arrecadação, agora, estão no mesmo patamar do obtido no final da década de 90".

Em fevereiro, Schwarzenegger e a assembleia legislativa da Califórnia, dominadas pelos democratas acertaram ações para superar o déficit estimado em 42 bilhões de dólares.

"Mas, três meses depois, nos apresentamos com um déficit de 24 bilhões de dólares" devido à deterioração da economia, advertiu Schwarzenegger.

Numa tentativa de aplicar medidas drásticas para melhorar as finanças públicas deste Estado de 37 milhões de habitantes, Schwarzenegger convocou um referendo para o dia 19 de maio passado, quando sofreu um duro revés político - a maioria votou contra o pacote de medidas apresentado.

Das seis iniciativas votadas, a única proposta aprovada (por 75% dos votos) foi a de congelar o salário do governador, dos legisladores e o de funcionários públicos de alto escalão.

As demais medidas, entre elas o aumento dos impostos ao consumo, foram rejeitadas por entre 60 e 70% dos eleitores.

A Califórnia, que também abriga a próspera indústria do entretenimento, detém uma das cifras de desemprego mais altas do país, de 11,2%; a média nacional é de 8,5%.

bur/pb/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG