não há dúvida que Ucrânia entrará para a Otan - Mundo - iG" /

Scheffer destaca que não há dúvida que Ucrânia entrará para a Otan

Bucareste - O secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, disse nesta sexta em Bucareste que não há nenhum pingo de dúvida que a Ucrânia vai aderir no futuro à Aliança Atlântica, apesar da rejeição da Rússia.

Redação com EFE |

Após uma reunião da Comissão OTAN-Ucrânia, Scheffer lembrou que o Conselho Atlântico decidiu ontem que tanto Ucrânia como Geórgia "serão no futuro membros da Aliança", embora não tenham convidado ainda essas ex-repúblicas soviéticas para o Plano de Ação para a Adesão (MAP).

Além disso, Scheffer destacou que a Ucrânia é o único país, aliado ou não, que participa de todas as sete missões da Aliança no mundo, feito com que é "altamente valorado" pelos aliados.

O presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, disse que seu país "entende os desafios" que adiaram por enquanto o próximo passo rumo à integração, mas destacou que seu país "já dispõe da perspectiva de adesão" euro-atlântica.

O que é a Otan

A Otan é uma aliança militar formada durante a Guerra Fria entre os Estados Unidos, o Canadá e países da Europa Ocidental. Seu objetivo era contrapor a influência soviética no continente. Do lado oriental, seu correspondente era o Pacto de Varsóvia, que reunia a URSS e os países da cortina de ferro.

Com a desintegração do bloco socialista, a Otan avançou sobre o Leste Europeu. Bulgária, Romênia, Hungria, Eslovênia, República Checa, Eslováquia, Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia fazem parte da aliança militar. O Leste Europeu tradicionalmente é uma área de influência geopolítica russa.

Os países da antiga cortina de ferro também passaram a integrar-se com a Europa Ocidental. Os mesmos países que aderiram à Otan fazem parte da União Européia. 

Leia mais sobre: Otan

    Leia tudo sobre: otan

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG