Saúde de Obama está boa, mas médicos pedem que ele pare de fumar

O presidente norte-americano, Barack Obama, continua a lutar contra o tabagismo, mas está em excelente saúde, disseram seus médicos em um relatório neste domingo, após Obama passar por exames de rotina.

Reuters |

Reuters
Após exame, Obama diz que saúde está boa
Após exame, Obama diz que saúde está boa

Obama, de 48 anos, visitou o centro médico da Marinha em Bethesda, no Estado de Maryland, na região metropolitana da capital norte-americana, para seu primeiro exame geral desde que assumiu o governo há um ano.

Uma equipe de médicos liderada pelo capitão da Marinha, doutor Jeff Kuhlman, disse que "Obama está em boa forma para sua função" e disse que ele provavelmente continuará assim até o fim de seu mandato.

Mas os médicos recomendaram que ele continue com "esforços para parar de fumar" e que mude dieta para reduzir o colesterol, que está no limite do saudável.

Obama, de 1,86 metro, pesa 81,5 quilos e se exercita regularmente, correndo em esteira e levantando pesos. Ele também joga basquete e golfe.

O batimento cardíaco de 56 batidas por minuto quando em descanso e a pressão arterial que o presidente apresentou são ambos muito bons, segundo relatório.

O documento afirma que Obama utiliza uma "terapia de reposição de nicotina", o que sugere que ele está tentando parar de fumar.

Em junho do ano passado, quando perguntado se ele ainda fumava, Obama respondeu que estava "95% curado", mas acrescentou que "às vezes ainda estrago tudo". O último exame médico de Obama foi em julho de 2008.

Durante a campanha presidencial, seus assessores apresentaram um exame que Obama havia feito em janeiro de 2007 que também o mostrava com excelente saúde. Mas o colesterol do líder norte-americano aumentou desde 2007.

O atual exame mostrou que seu colesterol estava em 209, um pouco acima do nível normal de 200. O nível de colesterol LDL, chamado de colesterol ruim, foi de 138. Seu médico sugeriu que ele tente reduzir esse nível para 130 mudando a dieta. No exame de 2007, o nível geral de colesterol de Obama era de 173 e colesterol LDL dele era de 96.

Talvez por causa do regime de exercícios dele, Obama reclama de dores ocasionais no joelho esquerdo. O médico recomendou que Obama faça outro exame geral em agosto de 2011, quando ele faz 50 anos de idade.

Enquanto estava no centro médico, Obama aproveitou para visitar soldados feridos nas guerras do Afeganistão e do Iraque.

O histórico médico da família de Obama inclui sua mãe, que morreu de câncer no ovário, e seu avô. que morreu de câncer na próstata.´

Leia mais sobre Barack Obama

    Leia tudo sobre: euaobama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG