Sarkozy visita Israel e territórios palestinos em momento delicado

Paris, 21 jun (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, inicia amanhã uma visita oficial a Israel e aos territórios palestinos - a terceira de um chefe de Estado francês - em um momento no qual o processo de paz no Oriente Médio parece estagnado.

EFE |

Acompanhado de sua mulher, Carla Bruni, de seis ministros e de centenas de empresários, Sarkozy tem programadas reuniões com os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, entre outras personalidades.

A maior parte da visita acontecerá em Israel, que comemora seus 60 anos de fundação e com quem a França melhorou suas relações desde a chegada de Sarkozy ao Palácio do Eliseu, segundo fontes diplomáticas dos dois países.

A visita de Sarkozy, que chegará amanhã à tarde a Tel Aviv, começará com um jantar de trabalho com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert.

Na ocasião, está previsto que os dois conversem sobre a polêmica nuclear com o Irã, sobre o projeto da União pelo Mediterrâneo e da relação com a Síria.

Na segunda-feira, Sarkozy e Peres terão uma reunião de trabalho antes de visitarem o memorial Yad Vashem, dedicado às vítimas do Holocausto.

O ponto forte da visita a Israel será o discurso que Sarkozy fará na Knesset (Parlamento israelense) onde, segundo várias fontes, se mostrará firme com os inimigos do Estado judeu, mas também pedirá o fim da colonização dos territórios palestinos.

Na terça-feira, a visita terá um tom mais econômico, com um discurso para empresários franceses e israelenses antes de seguir para Belém, na Cisjordânia, onde se reunirá com Abbas, com quem, após uma reunião de trabalho, deve assinar um acordo para a criação de um parque industrial franco-palestino.

A viagem oficial de Sarkozy a Israel e aos territórios palestinos terminará com uma entrevista coletiva conjunta e uma visita à Basílica da Natividade. EFE lmpg/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG