Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Sarkozy viaja à Siria para ampliar presença do Ocidente no Oriente Médio

O presidente francês Nicolas Sarkozy, presidente em exercício do Conselho Europeu, viaja nesta quarta-feira à Síria, na primeira visita de um chefe de Estado ocidental a esse país em cinco anos.

AFP |

A visita foi qualificada de política pela França, pois os dois países estão tentando abrir uma nova era em sua relação, segundo afirmou Sarkozy ao jornal sírio Al Watan.

Israel pediu à Europa que "tenha muito cuidado em suas relações com a Síria".

"Salvo um leve mudança de tom, a política síria não mudou", alertou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores israelense, Yigal Palmor.

A visita de Sarkozy concluirá com a realização de uma reunião de cúpula que incluirá Qatar e Turquia e que versará sobre as negociações indiretas entre Israel e Síria.

Sarkozy participará nesta cúpula para tentar posicionar a França e a UE no jogo diplomático no Oriente Médio dominado pelos Estados Unidos.

Sob comando do ex-presidente Jacques Chirac, a França congelou seus contatos com a Síria depois do assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri, em 2005, atribuído à Síria, o que Damasco nega veementemente.

npk/cn

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG