Sarkozy será o único representante da UE na abertura dos Jogos Olímpicos

Bruxelas, 6 ago (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, cujo país preside neste semestre a União Européia (UE), será o único representante do bloco que assistirá na sexta-feira à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, disse hoje um porta-voz do Executivo europeu.

EFE |

"A Comissão Européia (órgão executivo da UE) nunca teve previsto enviar nenhum representante ao evento, já que a União estará representada por seu presidente rotativo", disse o porta-voz Martin Selmayr.

Essa mesma fonte lembrou que, em abril, o presidente da Comissão Européia (CE), José Manuel Durão Barroso, realizou uma visita à China e se reuniu com membros do Governo chinês.

"Estamos em contato regular com as autoridades chinesas e, simplesmente, não tínhamos colocado ir" à abertura, ressaltou Selmayr.

O porta-voz disse não saber se a CE tinha recebido algum convite formal para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia, Javier Solana, também não irá a Pequim para a cerimônia de abertura nem para outros eventos dos Jogos, disseram à Agência Efe fontes de seu gabinete.

No entanto, na cúpula de primavera (hemisfério norte) da UE, Solana disse que "tinha a intenção de estar nos Jogos Olímpicos", após ser perguntado sobre as possibilidades de o bloco boicotar esse evento, mas estas palavras "foram em tom de piada", segundo as mesmas fontes. EFE ahg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG