Sarkozy se reunirá com Medvedev no dia 8 de setembro em Moscou

Os presidentes russo, Dmitri Medvedev, e francês, Nicolas Sarkozy, vão se reunir no dia 8 de setembro em Moscou, anunciou na noite desta segunda-feira Serguei Prikhodko, um conselheiro do chefe de Estado russo.

AFP |

Sarkozy negociou em meados de agosto um acordo de cessar-fogo em seis pontos para resolver o conflito entre Rússia e Geórgia.

Nesta segunda-feira, durante uma cúpula extraordinária em Bruxelas, os chefes de Estado e de governo da União Européia (UE) decidiram suspender as discussões sobre uma parceria estratégica com Moscou enquanto as tropas russas não se retirarem da Geórgia.

Sarkozy, presidente em exercício da UE, e o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, anunciaram mais cedo que viajarão na próxima segunda-feira a Moscou e a Tbilisi junto com o chefe da diplomacia da UE, Javier Solana, para tentar acelerar a retirada russa da Geórgia.

O embaixador da Rússia na UE, Vladimir Tshikhov, garantiu na noite desta segunda-feira que esta retirada já aconteceu. "Acho que a UE se enganou em sua avaliação da situação no terreno, porque a Rússia já retirou todas suas tropas adicionais", alegou.

No dia 8 de agosto, a Rússia lançou uma ofensiva militar na Geórgia depois de as forças georgianas terem lançado uma operação para retomar o controle da república separatista pró-russa da Ossétia do Sul.

mp/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG