Sarkozy se reúne com Rice para discutir situação na Geórgia

Paris, 14 ago (EFE).- O chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, cujo país exerce este semestre a Presidência da União Européia (UE), está reunido no sudoeste da França para discutir a situação da Geórgia com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que viajará a Tbilisi.

EFE |

A chefe da diplomacia americana chegou ao forte de Brégançon, residência oficial de férias do presidente francês na Côte D'Azur, depois das 15h (10h de Brasília).

Após seu encontro com Sarkozy, do qual também participa o ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, Rice partirá para a Geórgia, onde se unirá ao subsecretário de Estado adjunto americano para Assuntos da Europa e Eurásia, Matthew Bryza.

Neste local, transmitirá pessoalmente às autoridades georgianas "o apoio incondicional dos EUA ao Governo democrático da Geórgia", disse ontem o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

A missão que Bush encarregou a Rice é o sinal de apoio mais importante de Washington desde a explosão do conflito armado entre a Geórgia e a Rússia por causa da região separatista georgiana da Ossétia do Sul.

Sarkozy, que lidera a missão mediadora européia, realizou anteontem uma viagem relâmpago a Moscou e Tbilisi, para obter da Rússia e da Geórgia o fim das hostilidades.

Tanto Moscou quanto Tbilisi apoiaram o plano de trégua, mas com reservas, enquanto continua sem estar clara a situação no terreno, onde continuam os movimentos de tropas russas. EFE jaf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG