França verdadeira não estava em Vichy e sim na Resistência - Mundo - iG" /

Sarkozy: França verdadeira não estava em Vichy e sim na Resistência

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta quinta-feira que a França verdadeira não estava em Vichy e sim na voz do general De Gaulle e no rosto dos resistentes.

AFP |

"Não apenas celebramos uma vitória militar. Celebramos antes de mais nada uma vitória moral", afirmou Sarkozy durante um ato de comemoração em Ouistreham (norte de França) da vitória aliada sobre a Alemanha nazista, em 8 de maio de 1945.

Quase um ano antes, em 6 de junho de 1944, jovens franceses da Resistência do comando Kieffer, desembarcavam nesta praia da Normandia.

"Nenhuma falta, nenhum crime deve ser esquecido, mas a França, que tantas vezes em sua história lutou pela liberdade e a dignidade humanas; sobre a qual temos que ensinar a nossos filhos a ser orgulhosos, a verdadeira França não estava em Vichy, não estaba na colaboração", insistiu Sarkozy.

"A verdadeira França não estava na milícia, a verdadeira França, a França eterna, estava na voz do general (Charles) De Gaulle".

"A França verdadeira, a França eterna, estava no valor de Jean Moulin e no rosto luminoso de Germaine Tillion, de Lucie Aubrac, de Honoré d'Estienne d'Orves, de Tom Morel e do comandante Kieffer", disse, ao enumerar alguns dos grandes nomes da Resistência francesa.

npk-tmo/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG