Sarkozy processa editora por manual de vodu com boneco seu

PARIS (Reuters) - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, ameaçou processar uma editora caso ela não recolha um manual de vodu que vem com um boneco do presidente e vários alfinetes, informou o advogado de Sarkozy nesta terça-feira. O boneco tem impressas no corpo algumas das frases mais famosas de Sarkozy, como saia daqui, seu patético -- dita para um manifestante que se recusou a apertar sua mão em um evento no ano passado. Os leitores do manual são encorajados a espetar alfinetes sobre as frases.

Reuters |

"Nicolas Sarkozy me instruiu a lembrar de que, não importa seu status ou sua fama, ele tem direitos absolutos e exclusivos sobre sua imagem", escreveu o advogado Thierry Herzog à editora K&B, em uma carta publicada no jornal Le Monde.

Confirmando os detalhes à Reuters, Herzog disse que processará a editora caso não recolha o produto. A K&B lançou 20 mil cópias do manual com o boneco.

A empresa também lançou uma boneca de Segolene Royal, rival de Sarkozy nas últimas eleições presidenciais francesas. O advogado dela disse que também está considerando um processo.

O vodu é uma religião que remonta ao oeste da África, praticada em partes do Caribe, principalmente no Haiti, e no sul dos Estados Unidos.

De acordo com uma crença bastante difundida, os seguidores do vodu espetam alfinetes em bonecos que representam seus inimigos, para amaldiçoá-los à distância. No entanto, especialistas em vodu dizem que o costume não é bem compreendido e, por isso, foi deturpado por quem não pratica a religião.

(Por thierry Leveque)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG