Sarkozy põe foto no Facebook e diz que ajudou a derrubar o Muro de Berlim

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, postou em sua página no Facebook uma foto sua em frente ao Muro de Berlim, em 1989, dizendo que ajudou a derrubá-lo com uma picareta.

BBC Brasil |

A imagem mostra Sarkozy aos 34 anos, então deputado na França e vice-líder do partido de direita RPR, diante de uma seção grafitada do muro, no lado ocidental.


Foto de Sarkozy quebrando pedaço do muro / Reprodução

A legenda da foto na página do presidente francês na rede social diz que ela foi tirada no dia 9 de novembro de 1989, mas observadores franceses afirmam que ela provavelmente foi feita no dia seguinte.

O presidente francês é um dos líderes mundiais que está na capital alemã nesta segunda-feira para marcar o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim.

'Multidão entusiasmada'

Na legenda, o presidente francês diz que chegou a Berlim Ocidental com um grupo de políticos franceses no dia 9 de novembro de 1989, cruzando depois para o Leste pelo famoso posto de controle Checkpoint Charlie, antes de seguir para o portão de Brandemburgo.

"Uma multidão entusiasmada se juntou para saudar a iminente abertura do muro", diz ele na legenda da foto, postada no domingo no Facebook.

"Nós então seguimos para o Checkpoint Charlie para ver o lado oriental da cidade e finalmente enfrentar esse muro, e eu pude tomar uma picareta para isso", ele relata.

"A noite continuou em um clima de entusiasmo geral: o povo alemão estava reunificado, antecipando o fim da Guerra Fria e o começo de um período de grande liberdade na Europa", diz ele nos comentários, em francês.

"É essa liberdade que ainda estamos defendendo na Europa e que estamos celebrando após 20 anos", diz Sarkozy.

Sarkozy diz, na legenda da foto, que golpeou o muro pelo lado oriental. Entretanto, a imagem postada no Facebook indica que ele estaria em Berlim Ocidental, já que não havia pixações no muro no lado comunista.

Veja no infográfico como era a divisão da Alemanha e um raio-x do Muro Muro de Berlim

* Com EFE e AFP

Leia mais sobre Muro de Berlim

    Leia tudo sobre: muro de berlim

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG