Sarkozy pede que Medvedev retire tropas russas de estrada da Geórgia

Paris, 23 ago (EFE) - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu hoje ao chefe de Estado russo, Dmitri Medvedev, que retire as tropas do país da estrada georgiana que liga Poti a Senaki, ao leste da Geórgia, mas agradeceu por o governante da Rússia ter mantido os compromissos sobre a retirada das mesmas.

EFE |

Os dois presidentes se mostraram "convencidos da importância de pôr plenamente em andamento os seis pontos do acordo de cessar-fogo", em entrevista telefônica.

Os presidentes francês e russo "evocaram em detalhe o ponto 5 do acordo, relativo às medidas adicionais de segurança", anunciou o Palácio do Eliseu em comunicado.

Os dois chefes de Estado concordaram "com a urgência da implementação de um mecanismo internacional sob os auspícios da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) para substituir as patrulhas russas na zona de segurança ao sul da Ossétia".

Sarkozy deseja ainda "que a União Européia (UE) dê sua plena contribuição a este mecanismo internacional".

Medvedev coincidiu com Sarkozy, presidente semestral da UE, sobre a necessidade da rápida adoção de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os dois chefes de Estado se manterão em contato durante os próximos dias, concluiu o comunicado. EFE jaf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG