congelamento total de colonização nos territórios palestinos - Mundo - iG" /

Sarkozy pede a Israel congelamento total de colonização nos territórios palestinos

PARIS - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, um congelamento total das atividades de colonização dos territórios palestinos para que, assim, se possa retomar as conversas de paz sem demora.

EFE |

Reuters
Sarkozy e Netanyahu se encontram em Paris

Sarkozy e Netanyahu se encontram em Paris

A declaração foi feita nesta quarta-feira, por comunicado divulgado pela presidência após um encontro de uma hora entre Sarkozy e Netanyahu.

Segundo o texto, o primeiro-ministro israelense mostrou ao anfitrião sua disposição em facilitar a criação de um "Estado judeu e um Estado palestino", sempre que as "necessidades de segurança" de Israel sejam respeitadas.

As necessidades, segundo anunciou Netanyahu em 14 de junho, passam por os palestinos reconhecerem Israel como "lar nacional judeu" e esse futuro Estado ser desmilitarizado.

O presidente francês ressaltou que o discurso de Netanyahu marca "um avanço importante na direção da única solução possível, que é a de dois Estados para dois povos" e precisou que "o futuro Estado palestino não poderá de nenhuma maneira constituir uma ameaça para a segurança de Israel", diz a nota da Presidência francesa.

Sarkozy lembrou também que "a criação de um Estado palestino independente, democrático, moderno, viável, tranquilo e pacífico, que viva em paz junto a Israel" constitui "uma das melhores garantias de segurança a longo prazo".

Leia mais sobre Israel

    Leia tudo sobre: israelnetanyahusarkozy

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG