Sarkozy participará da abertura dos Jogos Olímpicos

O presidente da França participará da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim, em 8 de agosto, revelou um funcionário francês nesta quarta-feira, após uma reunião de Nicolas Sarkozy com o presidente chinês, Hu Jintao.

AFP |

"O presidente da República confirmou ao presidente chinês sua intenção de viajar a Pequim, no dia 8 de agosto, para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos", disse um funcionário da presidência francesa após o encontro entre Sarkozy e Hu.

Sarkozy "analisou a questão com seus homólogos europeus e, de acordo com eles, e na dupla qualidade de presidente da República Francesa e de presidente em exercício do Conselho Europeu", decidiu assistir à cerimônia.

O presidente francês chegou a pensar na possibilidade de não comparecer à cerimônia de abertura dos Jogos devido à questão do Tibete, condicionando inclusive sua presença à evolução do diálogo entre o governo chinês e o Dalai Lama.

A onda de violência que sacudiu o Tibete em março passado provocou numerosos protestos no mundo e perturbou o percurso da tocha olímpica, principalmente em Paris.

pa/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG