Sarkozy liga para Obama para preparar o G20

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, ligou para seu colega americano, Barack Obama, para preparar a próxima cúpula do G20, prevista para o fim deste mês em Pittsburgh, nos Estados Unidos, anunciou a presidência francesa, destacando que a conversa durou meia hora.

AFP |

Os dois dirigentes "reafirmaram o desejo de aplicar plenamente as decisões tomadas em Londres" na última cúpula do G20, realizada em abril.

Sarkozy e Obama "concordaram em trabalhar juntos para que a reunião de Pittsburgh seja um sucesso e permita tomar novas decisões para garantir um crescimento duradouro e equilibrado, reforçar o sistema financeiro internacional, e reformar e tornar mais eficientes as instituições financeiras internacionais", acrescentou a presidência.

Em discurso para representantes do setor das finanças em Nova York, e em entrevista concedida ao canal Bloomberg TV, Obama pediu segunda-feira uma reforma do sistema de remunerações variáveis praticado pelas empresas e mais transparência para com os acionistas.

O presidente americano se disse contrário à limitação dos bônus pagos aos traders, uma medida defendida por Sarkozy, pela chanceler alemã Angela Merkel e pelo primeiro-ministro britânico Gordon Brown em carta publicada no início deste mês.

pa/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG