luta decidida da Tunísia contra o terrorismo - Mundo - iG" /

Sarkozy elogia luta decidida da Tunísia contra o terrorismo

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, elogiou nesta segunda-feira a luta decidida contra o terrorismo do presidente tunisiano, Zin El Abidin Ben Ali, no primeiro dia de uma visita oficial de 48 horas à capital Túnis.

AFP |

"Quero fazer uma homenagem ao presidente da República, à sua luta decidida contra o terrorismo, esse inimigo verdadeiro da democracia", declarou Sarkozy em um discurso antes do jantar de honra com o qual foi recebido no palácio presidencial de Cartago, nos arredores da capital tunisiana.

"Saibam bem que para a França a luta contra o terrorismo empreendida aqui é importante. Porque, quem pode imaginar se a Europa e a França vão estar seguras se algum dia um regime talibã se instalar em algum de seus países, no norte da África?", indagou.

"Peço a todos que reflitam sobre isso. Essa é a razão pela que desejo que países como o seu possam ter acesso à energia do futuro, a energia nuclear", continuou Sarkozy, referindo-se ao acordo de marco de cooperação nuclear com fins civis assinado nesta mesma segunda-feira entre França e Tunísia.

"Graças à energia do futuro, teremos desenvolvimento e crescimento, e a miséria retrocederá. E vocês sabem perfeitamente que os terroristas se alimentam da miséria", concluiu.

pa/ap/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG