Sarkozy é vaiado durante visita ao País Basco francês

Multidão opositora jogou ovo contra restaurante onde presidente francês foi obrigado a buscar refúgio

iG São Paulo |

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, candidato à reeleição em abril, foi vaiado por manifestantes durante uma visita a Bayonne, no País Basco francês.

EFE
Sarkozy durante a visita a Bayonne, na parte basca da França
Uma multidão se reuniu em frente ao restaurante onde Sarkozy havia marcado uma reunião. O presidente francês foi obrigado a buscar refúgio no local. Sarkozy entrou no restaurante, enquanto jovens atiravam ovos na direção do presidente. Reforços policiais foram chamados para que ele saísse do estabelecimento.

Eleição: Em ritual político, candidatos franceses buscam 500 assinaturas

Sarkozy descreveu os manifestantes - nacionalistas bascos e partidários de seu rival, o socialista François Hollande - como “hooligans”. Ele deixou o bar cerca de uma hora depois de ter chegado.

Anteriormente, em meio a partidários que gritavam "Nicolas!, Nicolas!" e opositores que diziam "Nicolas kampora! (Fora Nicolas!, em basco), o presidente teve dificuldades para atravessar as estreitas ruas do centro histórico de Bayonne, enquanto choviam folhetos do Batera, grupo que exige um estatuto especial para o País Basco.

Socialistas

Militantes socialistas, alguns dos quais carregavam o programa do candidato de seu partido, François Hollande, que supera atualmente Sarkozy nas pesquisas, também protestaram contra o presidente sem vaiá-lo.

Direita: Brigitte Bardot pede ajuda para Marine Le Pen

Dentro do restaurante, Sarkozy criticou "a violência de uma minoria, cuja conduta é inadmissível", afirmando se tratar de uma "minoria de foragidos" e lamentando que "militantes socialistas se aliem a independentistas bascos".

Pesquisas de opinião mostram Sarkozy atrás de Hollande na disputa presidencial . Os franceses vão às urnas escolher o próximo presidente no dia 22 de abril.

*Com AFP e BBC

    Leia tudo sobre: eleição françasarkozyhollande

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG