Sarkozy e Kouchner se preparam para visitar O.Médio na próxima semana

Paris, 31 dez (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e seu ministro de Assuntos Exteriores, Bernard Kouchner, preparam uma visita ao Oriente Médio na próxima semana, a qual poderia incluir uma escala em Israel, embora isso ainda não tenha sido decidido.

EFE |

"O presidente e eu iremos à região porque há tempos foi acordada uma visita ao sul do Líbano", onde há um contingente de soldados franceses participando da força interina da ONU nesse país, disse hoje Kouchner em declarações à rádio "RTL".

No entanto, o ministro destacou que ainda não foi determinado se essa visita incluirá uma escala em Israel.

"Veremos se é possível ir a Israel. Isso ainda não foi concretizado por enquanto", acrescentou Kouchner ao ser perguntado sobre uma informação divulgada terça-feira pela rádio pública israelense, segundo a qual Sarkozy viajaria para território israelense na próxima semana, com o objetivo de se reunir com o primeiro-ministro Ehud Olmert e de tentar pôr fim à atual ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

As declarações do ministro foram ratificadas pouco depois por um porta-voz da Chancelaria francesa, o qual assegurou que "nada foi decidido por enquanto" em relação à ida a Israel.

"Continuamos em contato com as autoridades israelenses", disse o porta-voz, segundo quem a visita a Paris da ministra de Assuntos Exteriores israelense, Tzipi Livni, prevista para amanhã, "será a ocasião" para que as partes apresentem soluções para a atual crise na Faixa de Gaza.

A maior preocupação das autoridades francesas, acrescentou o funcionário, é ajudar a população civil e, sobretudo, os feridos.

EFE pi/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG