Paris, 19 mar (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, reuniram-se hoje, em Paris, para preparar a cúpula da União Europeia (UE) que começa em Bruxelas ainda hoje e a reunião do Grupo do Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) em 2 de abril, em Londres.

Brown chegou alguns minutos antes das 13h (9h de Brasília) ao Palácio do Eliseu, onde Sarkozy o esperava para um almoço de trabalho que durou uma hora e 15 minutos.

Nenhum dos dois quis fazer declarações ao término deste encontro, pouco antes de saírem em direção a Bruxelas para assistir à cúpula da União Europeia.

Sarkozy, em carta elaborada em conjunto com a chanceler alemã, Angela Merkel, e divulgada na terça-feira passada, tinha destacado que França e Alemanha querem que a reunião do G20 leve a "resultados concretos para o reforço da regulação financeira internacional".

Nessa carta dirigida à Comissão Europeia (CE, órgão executivo da UE) e à Presidência tcheca da UE, Sarkozy e Merkel destacavam que "a grande prioridade é construir uma nova arquitetura financeira global" para o qual o bloco "deve adotar uma posição comum e tomar a iniciativa". EFE ac/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.