Sarkozy e Bloomberg celebram 125 anos da Estátua da Liberdade

Apesar do monumento ter sido inaugurado em 28 de outubro, prefeito antecipou a comemoração devido à presença do francês no país

iG São Paulo |

AP
O prefeito de Nova York Michael Bloomberg (esq) e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, conversam em frente a Estátua da Liberdade
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, visitaram nesta quinta-feira a Estátua da Liberdade, monumento que representa a relação histórica entre os dois países.

"Os franceses cruzaram o Oceano Atlântico para ajudar na Revolução Americana e na construção de um país livre", disse o líder francês durante cerimônia realizada no principal cartão-postal de Nova York. A estátua foi um presente oferecido pela França aos Estados Unidos, em 1886.

Apesar do monumento ter sido inaugurado no dia 28 de outubro, Bloomberg decidiu antecipar a celebração dos 125 anos da Estátua da Liberdade para aproveitar a presença de Sarkozy, que está nos EUA para a Assembleia Geral da ONU.

"A estátua não é só um monumento, ela significa a primazia da liberdade sobre a ditadura. Os terroristas de 11 de Setembro atacaram Nova York, pois a cidade representa essa liberdade. A França sente como seus os quase 3 mil mortos no atentado", afirmou o presidente da França.

Já o prefeito de Nova York afirmou que a estátua celebra a histórica e a duradoura amizade entre os dois países. "A França foi nossa aliada antes mesmo de nós sermos os Estados Unidos. O monumento foi forjado pelas revoluções francesa e americana e serviu de inspiração para muitas outras", disse Bloomberg, que acrescentou que a Estátua da Liberdade simboliza como os EUA acolheram milhões de exilados e sonhadores que chegaram ao país.

Em resposta, Sarkozy afirmou que seu país jamais esqueceria dos soldados americanos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial e que estão enterrados em solo francês. "Eles selaram os laços de amizade entre a França e os EUA para sempre."

Com AP e EFE

    Leia tudo sobre: françaeuaestátua da liberdadesarkozybloomberg

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG