Sarkozy diz que UE está unida contra crise

Bruxelas, 12 dez (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou hoje que os 27 países-membros da União Européia (UE) compartilham do mesmo enfoque para lutar contra a crise, e se mostrou satisfeito com o apoio dado à proposta da Comissão Européia (CE) de destinar 1,5% do PIB comunitário a esse objetivo.

EFE |

Ao término do Conselho Europeu realizado ontem e hoje em Bruxelas, Sarkozy afirmou que há um "acordo absoluto" entre os líderes da UE sobre a gravidade da crise econômica. "Não há vozes discordantes", destacou.

O presidente francês, que lidera neste semestre a UE, ressaltou que o bloco europeu tomará "as medidas necessárias" para lutar contra a recessão.

Nesse contexto, o chefe de Estado ressaltou que o Pacto de Estabilidade - que obriga os países a sanear suas contas públicas - segue em vigor e assegurou que, a médio prazo, o objetivo continua sendo a redução do déficit e a dívida.

"Mas é preciso levar em conta a situação de crise", frisou.

Sarkozy confiou hoje também que a UE retomará o diálogo com a China, apesar de Pequim ter adiado a cúpula prevista em Lyon, na semana passada, devido à reunião do chefe do Estado francês com o dalai lama.

"Retomaremos o diálogo, mas não ao preço de questionar os valores europeus", afirmou Sarkozy em coletiva de imprensa final após a cúpula da UE.

O presidente da CE, José Manuel Durão Barroso, mostrou sua satisfação com o acordo em torno da colocação do Executivo comunitário.

Durão Barroso ressaltou que em nenhum caso se trata de aplicar as mesmas medidas em todos os países, mas insistiu que é fundamental a coordenação das ações nacionais para que o plano de relançamento seja efetivo.

"O objetivo é recuperar a confiança e impulsionar a atividade", explicou o presidente da CE, que disse ainda que para isso é necessário ter uma "despesa inteligente", para tornar a economia mais resistente e competitiva. EFE epn/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG