Sarkozy diz que manterá aumento de idade para aposentadoria

Declaração é feita um dia depois de greves e passeatas terem mobilizado pelo menos 1,1 milhão de manifestantes no país

Reuters |

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse, um dia depois de protestos em todo o país contra reformas na previdência, que não recuará nos planos de elevar a idade mínima para aposentadoria.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira antes da reunião entre centrais sindicais para decidir sobre a realização de novos protestos, Sarkozy disse que pedirá ao governo que faça algumas emendas ao projeto de reforma do sistema de pensões, mas não a redução da idade mínima.

"Não há questão de recuar nisto", disse Sarkozy no comunicado, acrescentando que pedirá aos ministros que preparem outras emendas para favorecer pessoas que começaram a trabalhar muito jovens e em trabalhos muito difíceis.

Protestos

Na terça-feira, o movimento contra a reforma da previdência na França ganhou força com greves e passeatas que reuniram entre 1,1 milhão de pessoas, de acordo com o Ministério do Interior, e 2,7 milhões de manifestantes, segundo a confederação sindical CGT.

Os sindicatos estimam ter realizado uma grande mobilização nacional contra a reforma, que tem como principal medida o aumento da idade mínima para aposentadoria de 60 para 62 anos. Pelo menos 190 protestos foram realizados em diversas cidades do país, entre eles a capital, Paris.

Em média, estima-se que pouco mais de 25% dos servidores públicos cruzaram os braços. Diversos serviços foram afetados, entre eles os transportes - o que causou caos em várias localidades.

Apenas 40% dos trens-bala circularam no país e, em Paris, a linha de trem suburbano que liga a capital aos aeroportos Charles de Gaulle e Orly praticamente não funcionou.

Os protestos e greves da terça-feira coincidiram com o início das discussões sobre a reforma da aposentadoria no Parlamento francês, que deve ser votada em 15 de setembro.

*Com Reuters e BBC

    Leia tudo sobre: françaprevidênciaprotestosnicolas sarkozygreve

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG