reconfigurar o capitalismo - Mundo - iG" /

Sarkozy diz que é necessário reconfigurar o capitalismo

Toronto (Canadá), 17 out (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse hoje na cidade de Québec que a cúpula de líderes mundiais que será realizada no final do ano para discutir a crise financeira global vai reconfigurar o capitalismo.

EFE |

Sarkozy fez esta afirmação após a realização de uma cúpula entre a União Européia (UE) e Canadá, para deixar as bases a um acordo de associação entre as duas partes.

A reunião, que, além de Sarkozy - cujo país ocupa a Presidência rotatória da UE -, teve a presença do primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, e do presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, serviu também para trocar pontos de vista sobre a crise financeira.

Os três líderes declararam seu apoio à realização da cúpula de emergência do Grupo dos Oito (G8) que analisará a situação econômica mundial e planejará a reestruturação do sistema financeiro global.

"Achamos que é da maior importância que o Canadá e a União Européia defendam as mesmas convicções e tenham os mesmos valores nesta cúpula que vai reconfigurar o capitalismo e reorganizar o sistema financeiro mundial", disse Sarkozy.

Sarkozy e Durão Barroso diminuíram sua visita ao Canadá para viajar amanhã aos Estados Unidos e se reunir em Camp David com o presidente americano, George W. Bush. EFE jcr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG