Sarkozy critica presidente tcheco por ceticismo em relação à UE

O chefe de Estado francês Nicolas Sarkozy, presidente em exercício da União Européia (UE), criticou nesta terça-feira o anti-europeísmo de seu colega tcheco Vaclav Klaus, cujo país sucederá a França à frente do bloco, provocando reação imediata de Praga.

AFP |

"Às vezes fico surpreso com algumas declarações do presidente de um grande país europeu", disse Sarkozy, numa referência velada a Klaus, durante um debate no Parlamento Europeu em Estrasburgo (leste da França), onde apresentou um balanço de seu mandato na presidência rotativa da UE.

Sarkozy condenou um incidente que opôs Vaclav Klaus, o presidente da câmara européia, Hans-Gert Pöttering, e uma delegação de grupos políticos durante um recente encontro, por causa da suposta retirada de bandeiras da UE dos edifícios públicos em Praga.

"Não se deve tratar o presidente do Parlamento Europeu dessa forma. Não se deve tratar assim os presidentes dos grupos políticos do Parlamento Europeu e não se deve tratar assim os símbolos europeus, seja qual for sua filiação política", indicou Sarkozy.

A crítica do presidente francês foi respondida pelo ministro das Relações Exteriores tcheco, Karel Schwarzenberg, e pelo porta-voz de Vaclav Klaus, que rejeitaram as acusações.

"Não cabe a outro chefe de Estado criticar nosso presidente por esta razão", declarou Schwarzenberg.

Membro da UE desde maio de 2004, a República Tcheca assumirá a presidência do bloco no primeiro semestre de 2009.

Segundo Schwarzenberg, não há nenhuma lei obrigando a hastear a bandeira da UE no Castelo de Praga, residência oficial do presidente do país.

"O Castelo de Praga é um símbolo do Estado tcheco, e não da União Européia", afirmou por sua vez o porta-voz de Klaus, Radim Ochvat.

Conhecido por seu ceticismo em relação à União Européia e à integração do continente, Klaus se definiu recentemente como um "dissidente europeu" e afirmou não ter qualquer intenção de hastear a bandeira da UE durante a presidência tcheca do bloco.

bur-/ap/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG