Tamanho do texto

Paris, 14 ago (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, cujo país exerce este semestre a Presidência da União Européia (UE), conversou hoje por telefone com representantes de Polônia, Itália e Reino Unido em meio a seus esforços a favor de uma solução para a crise na Geórgia, informou hoje o Palácio do Eliseu.

Antes, Sarkozy e a chefe da diplomacia americana, Condoleezza Rice, realizaram um ligação conjunta para a Rússia para que "cumpra o prometido" e respeite a integridade territorial da Geórgia.

Em comunicado do Palácio do Eliseu emitido após esta conversa, que também contou com a participação do ministro de Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, a França pediu que as duas partes em conflito "assinem sem demora" o protocolo de acordo de seis pontos que foi aceito na última terça pelos líderes da Rússia e da Geórgia.

Sarkozy realizou anteontem uma viagem relâmpago a Moscou e a Tbilisi. Já Rice se dirige para a Geórgia, o que representa um apoio claro dos Estados Unidos a este país. EFE jaf/fal