Sarkozy completa dois anos de mandato com popularidade em baixa, mas sem rivais

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, completa nesta quarta-feira dois anos de governo com 63% de opiniões desfavoráveis, enfrentado uma crise econômica mundial, mas sem rivais capazes de derrotá-lo caso tente a reeleição em 2012.

AFP |

Eleito em maio de 2007 para enfrentar sua rival, a socialista Ségolène Royal, Nicolas Sarkozy apresentou ao eleitorado francês a imagem de mudança, que dividiu a esquerda, e de dinamismo, dentro de seu próprio partido, o conservador UMP, marcado pela letargia de 12 anos de governo Jacques Chirac.

Dois anos depois, uma pesquisa publicada na segunda-feira pelo jornal gratuito Metro indicava que 65% dos franceses estão "decepcionados" com o governo de Nicolas Sarkozy e que 63% consideram que o balanço de seu governo "é bem mais negativo".

No entanto, outra sondagem, publicada no domingo pelo Le Figaro, indica que Sarkozy derrotaria seus rivais se uma eleição presidencial fosse realizada atualmente.

Opositores, representados principalmente pelo Partido Socialista (PS) e pelo centrista François Bayrou, fazem fortes críticas ao governo, com o primeiro referindo-se a um "fracasso rotundo" e o segundo classificando a administração de "egocracia". Mas os ataques não bastam para gerar uma corrente que leve a uma mudança presidencial em 2012.

Para os especialistas, esse paradoxo seria mais uma consequência da incapacidade da oposição do que da popularidade de Sarkozy.

Se o balanço dos dois primeiros anos de governo Sarkozy é considerado "globalmente negativo pela maioria dos franceses" é porque "a crise provocou isso", segundo o cientista político Roland Cayrol, que destaca que os rivais de Sarkozy não aproveitam o efeito da crise.

Segundo Cayrol, o PS é criticado pela "falta de um programa atraente e confiável e pela carência de uma liderança que possa se impor para levar adiante a campanha de 2012".

bur/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG