Sarkozy chega à Síria para visita oficial de dois dias

Damasco, 3 set (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chegou hoje a Damasco para uma visita oficial de dois dias que buscar selar a normalização dos vínculos entre os dois países.

EFE |

Segundo imagens divulgadas pela televisão síria, o presidente francês foi recebido pouco antes das 18h (12h de Brasília) no aeroporto internacional de Damasco pelo ministro de Exteriores sírio, Walid al-Mouallem, entre outras autoridades.

A agenda de Sarkozy inclui hoje mesmo uma primeira reunião com o presidente sírio, Bashar al-Assad, e a assinatura de uma declaração conjunta, antes do jantar de gala oferecido à delegação francesa pelas autoridades de Damasco.

Os dois governantes participarão amanhã de uma cúpula à qual também assistirão o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e o emir do Catar, xeque Hamad Bin Khalifa al-Thani, e que se centrará nas negociações de paz indiretas entre Síria e Israel, assim como na situação no Líbano.

A viagem de Sarkozy a Damasco é a primeira de um chefe de Estado de um país ocidental à Síria em cinco anos.

Fontes diplomáticas de Damasco sustentam que as conversas entre Assad e Sarkozy se centrarão no processo de paz no Oriente Médio e no reforço dos laços econômicos com a União Européia, cuja Presidência rotativa está nas mãos da França. EFE ag/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG