Sarkozy chega à Geórgia para apresentar plano para resolver conflito

TBILISI - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegou nesta terça-feira a Tbilisi, depois de passar por Moscou, para apresentar ao chefe de Estado georgiano, Mikhail Saakashvili, o plano da União Européia (UE) para resolver o conflito russo-georgiano pela Ossétia do Sul.

EFE |

Sarkozy, mediador no conflito na qualidade de presidente de turno da União Européia (UE), pactuou previamente este plano com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, que anunciou nesta terça-feira o fim das operações militares russas na Geórgia.

O governante francês foi recebido no aeroporto por Saakashvili, que, antes das negociações, se transferiu com Sarkozy para assistir a um comício grande convocado no centro de Tbilisi.

Até 100 mil pessoas permanecem desde a tarde reunidas na rua Rustaveli, perante a sede do Parlamento georgiano, para reivindicar o fim da "agressão" da Rússia contra a Geórgia e pedir apoio à União Européia.

No comício se espera também a chegada dos presidentes da Polônia, Lituânia, Estônia e Ucrânia, e do primeiro-ministro da Letônia, que vão a Tbilisi a partir do Azerbaijão, onde, por razões de segurança, pousou o avião no qual viajavam.

    Leia tudo sobre: georgia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG