Sarkozy busca uma promessa concreta russa sobre retirada de tropas da Geórgia

Paris, 5 set (EFE).- A visita a Moscou do presidente francês e de turno da União Européia (UE), Nicolas Sarkozy, na próxima segunda-feira tem como primeiro objetivo obter compromissos concretos para a retirada das tropas russas ainda presentes no território da Geórgia administrado por Tbilisi, disseram hoje fontes do Palácio do Eliseu.

EFE |

A França também espera que Moscou aceite que se defina o lugar e a data do início das conversas internacionais sobre "as modalidades da segurança e estabilidade" nas regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia, disseram.

A realização destas conversas é um dos seis pontos do acordo de cessar-fogo mediado por Sarkozy no dia 12 de agosto para o conflito entre Rússia e Geórgia.

Outro dos pontos exige a retirada completa das tropas russas para suas posições anteriores à explosão do conflito na Ossétia do Sul no dia 7 de agosto.

Sarkozy viajará à Rússia e depois à Geórgia na segunda-feira, acompanhado pelo alto representante de Política Externa e de Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, e o presidente da Comissão Européia (CE), José Manuel Durão Barroso, segundo o estipulado na cúpula extraordinária da UE da segunda-feira.

O primeiro objetivo, segundo as fontes, é conseguir em Moscou um calendário e mecanismos que garantam que se complete a retirada das tropas russas do território georgiano, exceto da Ossétia do Sul e da Abkházia.

A Rússia reconheceu unilateralmente a independência das regiões, um feito com que foi condenado com firmeza pela UE.

O tema da presença das tropas russas nestas duas regiões terá que ser tratado mais adiante, de acordo com Paris.

A França também espera conseguir na segunda-feira que Moscou aceite que se fixe um lugar e uma data para a abertura de conversas internacionais sobre a segurança e estabilidade das duas regiões separatistas. EFE al/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG