Sarkozy atualiza Cristina Fernández sobre situação de Betancourt

Buenos Aires, 1º abr (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, informou hoje sua colega argentina, Cristina Fernández de Kirchner, da situação da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há seis anos.

EFE |

Fontes oficiais confirmaram à Agência Efe que as informações foram repassadas por meio de uma carta assinada pelo embaixador francês em Buenos Aires, Frédéric du Laurens, entregue ao chanceler argentino, Jorge Taiana, "a pedido" de Sarkozy.

A carta destaca que as "últimas notícias" que chegam da Colômbia sobre o estado de saúde de Betancourt, seqüestrada em 2002, "fazem temer o pior" e "confirmam que a refém está no limite de suas possibilidades de resistência".

"Vítima de doenças e de maus-tratos, ela está em perigo de morte iminente. Trata-se de uma situação de urgência humanitária absoluta", ressalta a carta.

O comunicado, cujo conteúdo também foi enviado aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Hugo Chávez, da Venezuela, fala ainda sobre a mensagem que Sarkozy enviou às Farc, na qual pede a libertação de Betancourt, que também tem nacionalidade francesa.

Cristina Fernández deve viajar na próxima segunda-feira a Paris, a convite de Sarkozy. EFE nk/sc POL:POLÍTICA,GOVERNO

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG