Sarkozy assiste a parada de 7 de setembro em Brasília ao lado de Lula

Brasília, 7 set (EFE).- O líder de Estado francês, Nicolas Sarkozy, acompanhou hoje em Brasília, junto com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o desfile cívico-militar em comemoração pelos 187 anos da Independência do Brasil.

EFE |

Na tribuna de honra, montada na Esplanada dos Ministérios, Sarkozy e Lula assistiram ao desfile, no qual participaram diferentes corpos da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Federal, entre outras instituições.

Além disso, desfilaram os veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, brasileiros integrantes das missões de paz das Nações Unidas, membros do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, estudantes, esportistas e representantes de associações culturais.

A parada foi acompanhada pela banda da Marinha francesa, ao som de gaitas celtas, seguida pelo 1º Regimento de Infantaria da Guarda Republicana de gala e, minutos mais tarde, pelo 3º Regimento de Infantaria da Legião Estrangeira, que tem base na Guiana Francesa.

Lula e sua esposa, Marisa, chegaram ao local do desfile em um carro descoberto, escoltado pelo corpo de cavalaria dos Dragões da Independência, e esperaram por Sarkozy na tribuna de honra, que chegou minutos depois.

O presidente brasileiro vestia um traje bege sobre o qual levava a faixa presidencial e Sarkozy, um terno escuro.

O desfile, que durou mais de duas horas, começou com uma apresentação dos aviões da Esquadrilha da Fumaça, que lançaram jatos verdes e amarelos pelo céu da capital.

Uma apresentação similar da Patrulha Acrobática da França formou linhas com as três cores da bandeira da França no céu de Brasília.

Também houve a apresentação de aviões caça, helicópteros e outras aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), além de uma réplica do "Demoiselle", desenhado no início do século passado por Santos Dumont. EFE joc/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG