graves conseqüências do não respeito do acordo - Mundo - iG" /

Sarkozy adverte Medvedev para graves conseqüências do não respeito do acordo

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, advertiu neste domingo durante uma conversa telefônica com seu colega russo, Dmitri Medvedev, para as graves conseqüências que uma não execução rápida e completa do acordo de paz teria nas relações entre Rússia e União Européia, informou a presidência francesa em comunicado.

AFP |

Sarkozy, presidente em exercício da União Européia (UE), destacou que "a assinatura do acordo de cessar-fogo em seis pontos por todas as partes envolvidas, inclusive pelo presidente da Federação da Rússia, deve se traduzir por uma retirada imediata de todas as forças militares russas que entraram na Geórgia desde o dia 7 de agosto".

Em resposta, o presidente Medvedev anunciou a seu colega francês que "a retirada das tropas russas começará amanhã (segunda-feira) durante a tarde", segundo o comunicado.

Os dois chefes de Estado "chegaram a um acordo sobre o envio de observadores internacionais da OSCE".

Eles também concordaram em "manter um contato telefônico diário para conversar sobre a aplicação do cessar-fogo", acrescenta o texto.

O acordo de cessar-fogo entre Rússia e Geórgia, obtido por iniciativa de Sarkozy, prevê o retorno das forças georgianas a seus quartéis e a retirada das forças russas para suas posições anteriores ao início do conflito na Ossétia do Sul, em 8 de agosto.

em/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG