pronta para ser presidente - Mundo - iG" /

Sarah Palin diz que está pronta para ser presidente

Sarah Palin, candidata republicana à vice-presidência, garantiu nesta quinta-feira que está pronta para ser presidente dos Estados Unidos se necessário, em entrevista à rede de televisão americana ABC News.

AFP |

A companheira de chapa de John McCain disse também que "não titubeou" quando o senador pelo Arizona a convidou para concorrer à vice-presidência nas eleições de novembro, e defendeu uma política linha-dura em relação à Rússia.

Quando perguntada se acreditava estar pronta para assumir a presidência caso algo aconteça a McCain, hoje com 72 anos, a governadora do Alasca respondeu: "Sim. Se tivermos o privilégio de sermos eleitos para servir a este país, estarei pronta. Estou pronta".

Palin afirmou que "não titubeou" quando McCain a chamou para compor a chapa republicana, duas semanas atrás: "Respondi a ele que sim, porque tenho confiança em minha prontidão, e sabendo que não se pode hesitar, é preciso estar comprometido com essa missão, essa missão que estamos assumindo, reformar este país e chegar à vitória na guerra. E eu não titubeei, mesmo quando ele me chamou para concorrer como sua companheira".

Abordando assuntos de política externa, Palin estimou que a Geórgia e a Ucrânia devem ser incluídas na Otan, mesmo que os EUA precisem, eventualmente, defendê-las em caso de uma invasão russa.

"Não podemos repetir a Guerra Fria", afirmou.

Indagada sobre se acreditava que a inclusão desses dois países poderia levar a um conflito armado, Palin disse: "Talvez. Digo, esse é o pacto quando você é um membro da Otan: se outro país é atacado, você deve estar preparado para ajudar".

col/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG