terremoto que devastou o Chile no sábado, aumentando assim a angústia pela falta de alimentos e a situação de abandono em várias localidades. " / terremoto que devastou o Chile no sábado, aumentando assim a angústia pela falta de alimentos e a situação de abandono em várias localidades. " /

Saques e violência agravam situação no Chile

Os saques, esporádicos a princípio, se intensificaram nas últimas horas e se tornaram violentos após o http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/03/01/sobe+para+723+o+numero+de+mortos+no+terremoto+do+chile+9412895.html target=_topterremoto que devastou o Chile no sábado, aumentando assim a angústia pela falta de alimentos e a situação de abandono em várias localidades.

AFP |

Em Concepción, 500 km ao sul da capital e epicentro da tragédia, a situação era crítica: ainda não foi implementado um canal de distribuição de alimentos e, apesar da forte presença militar nas ruas, os saques prosseguiam, agravados na segunda-feira por dois incêndios criminosos que afetaram um supermercado e uma loja de departamentos.

A violência também foi registrada em outras cidades, como na localidade costeira de Dichato, onde moradores denunciaram saques cometidos por pessoas vindas de outras regiões.

A onda d violência obrigou o governo a adotar um toque de recolher em Concepción na noite de domingo, que foi repetido na noite de segunda-feira e ampliado para outras três cidades: Talca, Cauquenes e Constitución.


Chilenos são presos após saques em Concepción / AP

O Chile recebe nesta terça-feira a visita da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que chegará com uma ajuda solicitada pelo governo de Santiago, em particular 20 telefones por satélite.

O Brasil também enviará ajuda. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o Chile na segunda-feira como mostra de solidariedade .

O governo chileno anunciou um balanço oficial de 723 mortos , mas admitiu que o número pode ser maior.


Com EFE, Reuters e BBC

Leia também:

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: terremoto no chile

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG