Saques continuam no Haiti; Polícia inicia desdobramento em Porto Príncipe

Porto Príncipe, 16 jan (EFE).- Os saques continuaram na capital do Haiti neste sábado, quatro dias depois do devastador terremoto, enquanto a Polícia haitiana, até agora quase ausente, iniciou um tímido desdobramento nos cruzamentos mais importantes de Porto Príncipe.

EFE |

No pôr-do-sol, grupos de jovens aproveitavam o fechamento geral de comércios e armazéns e forçavam suas portas ou janelas para sair com uma balança, um relógio de cozinha, um pacote de velas ou um saco de arroz, como pôde comprovar a Agência Efe em dois bairros de Porto Príncipe, Carrefour e Centre-Ville.

Os saques não são violentos, e a Polícia, embora patrulhe por esses bairros, não molesta os bandos de ladrões, em alguns casos organizados com um veículo de reboque onde carregam suas mercadorias.

Em vez de nas lojas, tudo o que se vende neste dias em Porto Príncipe é feito em esteiras no chão, onde as vendedoras, quase sempre mulheres, oferecem um punhado de mangas, balas ou pedras de sabão.

Os supermercados têm suas portas fechadas por medo de pilhagem, e os poucos que atendem a seus clientes permitem a passagem de um a um.

Em um grande supermercado quase destruído do bairro rico de Petion Ville, as escavadeiras trabalhavam esta tarde para retirar escombros, observados por centenas de jovens que esperavam que as máquinas abrissem um buraco para entrarem e pegarem algumas das riquezas de suas estantes cheias. Só a presença da Polícia armada os impedia de se aproximarem mais.

Enquanto isso, a Polícia se postou em alguns cruzamentos importantes ou junto aos postos de gasolina, e começou tímidas patrulhas por algumas avenidas principais.

Alguns cidadãos começaram a queimar montanhas de lixo que se acumulam por todos os bairros, ricos ou pobres, da capital haitiana.

O cheiro do lixo queimado se mistura com o dos corpos em decomposição que continuam presos entre os escombros. EFE.

fjo/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG