São Paulo inaugura Terceira Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

São Paulo, 5 mai (EFE).- A terceira edição da mostra latino-Americana de Teatro de Grupo iniciou hoje no Centro Cultural de São Paulo, com a presença de mais de 150 atores procedentes de sete países diferentes e entrada gratuita para o público.

EFE |

A mostra, que vai até 11 de maio, foi organizada pela Cooperativa Paulista de Teatro (CPT) e tem a intenção de trazer para a capital paulista obras "de um teatro mais livre e menos político", segundo explicou Ney Piacentini, presidente da CPT.

Os grupos convidados são o colombiano "Teatro La Candelaria", o português "A Barraca", o mexicano "Teatro de La Rendija", o chileno "Teatro en el Blanco", o argentino "Teatro del Bardo" e o equatoriano "Grupo de Teatro Malayerba".

Dentre os grupos brasileiros que atuarão estão: "Atores de Laura" (do Rio de Janeiro), CiaSenhas (Curitiba), Companhia de Artes do Baque Bolado (São Paulo), Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais (Rio Grande do Sul) e Bagaceira de Teatro (Ceará).

Entre os artistas presentes, destaca-se o brasileiro João das Neves, que trabalhou com o histórico Teatro Opinão nos anos 60 e 70, assim como o colombiano Santiago García, diretor do tradicional grupo La Candelaria desde 1966, berço de atores e dramaturgos de seu país.

O encontro contará com mesas-redondas, entre as quais destacam-se as coordenada por João das Neves e García, e outra sobre a relação dialética entre a forma e o conteúdo no teatro latino-americano, com a presença do diretor brasileiro Marco Antonio Rodrigues e do equatoriano Arístides Vargas. EFE bpr/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG