Santa Catarina decreta emergência após 20 mortes devido a chuvas

(Atualiza com número de mortos, de 16 para 20) Brasília, 23 nov (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 13 mil foram afetadas pelas chuvas que caem desde sexta-feira passada em Santa Catarina, segundo o último balanço apresentado hoje pelas autoridades e o Governo decretou emergência.

EFE |

Hoje o governador Luiz Henrique da Silveira, declarou "situação de emergência" nas regiões afetadas - 80 dos 293 municípios do estado, especialmente no Vale do Itajaí, onde ficam cidades como Brusque, Blumenau e Jaraguá do Sul.

A medida foi tomada para que o Governo do estado possa utilizar recursos previstos para outros usos no atendimento da crise provocada pelas chuvas.

Ele também conversou por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pediu a ajuda do Governo Federal para enfrentar a situação.

Fontes oficiais disseram que Lula determinou que o Ministério de Integração Nacional e a Secretaria Nacional de Defesa Civil disponham o envio de remédios, tendas de campanha e tudo o necessário para atender a emergência.

Os estados vizinhos do Paraná e Rio Grande do Sul também anunciaram o envio de militares, lanchas, helicópteros, colchões e outros utensílios para assistir aos desabrigados.

Segundo o último balanço apresentado hoje pelas autoridades, as pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas por inundações, derrubadas ou severos danos estruturais causados pelas chuvas já chegavam a 13.331.

Muitas conseguiram alojamento em casas de parentes, mas cerca de 10 mil deverão ir para albergues improvisados pelo Governo estadual, que já não dão vazão. EFE ed/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG