infantis , diz Ahmadinejad - Mundo - iG" /

Sanções internacionais são infantis , diz Ahmadinejad

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, qualificou nesta sexta-feira de infantis as sanções internacionais impostas a seu país por causa de seu controvertido programa nuclear, um dia depois da decisão de Washington de prorrogar por um ano o embargo petroleiro sobre o Irã.

AFP |

"Se vocês (as grandes potências mundiais) não tivessem tentado impedir, o Irã não teria se tornado uma potência nuclear, nem teria tido uma presença no espaço", declarou Ahmadinejad, citado pela agência oficial Irna.

Neste discurso pronunciado na cidade portuária de Assaluyeh (sul), onde inaugurou uma usina de gás, o presidente iraniano se referia ao primeiro satélite iraniano, batizado Omid (Esperança) e lançado em 2 de fevereiro por intermédio do foguete Safir-2.

"Eles acreditavam que estas medidas infantis poderiam bloquear o progresso científico para a perfeição de uma grande nação", acrescentou.

"Vocês tomam suas decisões, e nós fazemos nosso trabalho já que, de forma consciente ou não, vocês nos abriram o caminho para o progresso, e são pequenos demais para bloqueá-lo", prosseguiu.

Ahmadinejad fez estas declarações um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter decidido prorrogar por um ano o embargo petróleo sobre o Irã, aplicado desde 1995.

fpn/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG