SAIBA MAIS-Betancourt e três norte-americanos são resgatados

2 de julho (Reuters) - A Colômbia informou na quarta-feira que resgatou a franco-colombiana Ingrid Betancourt e três norte-americanos da guerrilha que os mantinha reféns há anos em acampamentos secretos na selva. Eis alguns fatos sobre Betancourt e outros reféns mantidos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Reuters |

* Ingrid Betancourt, que era candidata a presidente quando foi sequestrada, e a sua candidata a vice, Clara Rojas, foram capturadas durante a campanha em 2002. Rojas deu à luz um garoto, Emmanuel, enquanto era mantida refém em um acampamento secreto na selva.

* Três contratados do Departamento de Defesa norte-americano --Thomas Howes, Marc Gonsalves e Keith Stansell-- foram sequestrados quando a aeronave deles se acidentou durante uma missão contra narcóticos em fevereiro de 2003.

* Betancourt e os três norte-americanos estavam entre os 44 principais reféns que as Farc queriam trocar por rebeldes aprisionados. Alguns deles são reféns há quase uma década. O governo diz que a Farc mantém outros 700 reféns.

* No fim de 2007, o Exército prendeu um grupo de guerrilheiros enquanto eles entregavam documentos, incluindo um vídeo que mostrava uma deprimida Betancourt sentada na selva e três norte-americanos. Em uma carta para a sua mãe, a política afirmou que ela mal estava comendo e que o cabelo dela estava caindo.

* As Farc começaram como um exército comunista de camponeses na década de 1960. O presidente Alvaro Uribe empurrou as guerrilhas para a defensiva com uma campanha de segurança apoiada pelos Estados Unidos, mas o grupo ainda faz combates, sequestros e promove tráfico de cocaína.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG