Betancourt reencontra seus filhos após 6 anos de separação http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/03/eua_confirmam_ajuda_no_planejamento_da_operacao_1412979.htmlEstados Unidos confirmam ajuda no planejamento da operação " / Betancourt reencontra seus filhos após 6 anos de separação http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/03/eua_confirmam_ajuda_no_planejamento_da_operacao_1412979.htmlEstados Unidos confirmam ajuda no planejamento da operação " /

Saiba como foi a operação de resgate de Ingrid Betancourt minuto a minuto

BOGOTÁ - A operação que levou ao resgate de Ingrid Betancourt e mais 14 reféns foi executada com muita precisão por um grupo da inteligência das Forças Armadas Colombianas, que conseguiu enganar os rebeldes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). A reconstrução do ocorrido, segundo relato dos chefes militares e de alguns dos reféns resgatados, é a seguinte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/03/filhos_de_ingrid_betancourt_impacientes_no_voo_para_bogota_1413873.htmlBetancourt reencontra seus filhos após 6 anos de separação http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/03/eua_confirmam_ajuda_no_planejamento_da_operacao_1412979.htmlEstados Unidos confirmam ajuda no planejamento da operação

AFP |

Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, recebe Ingrid Betancourt

0h (5h GMT) de quarta-feira - os militares, supervisionados diretamente pelo comandante do Exército Mario Montoya, concluiu o último ensaio da operação, que atrasou 24 horas para começar.

5h - no acampamento das Farc, no leste do país, onde os reféns estavam reunidos, mais um dia se inicia: os reféns se levantam para ouvir as mensagens enviadas por seus familiares através das rádios comerciais.

7h - O chefe rebelde Gerardo Aguilar, conhecido como "César", responsável da vigilância, pede aos reféns para ficarem prontos para uma viagem.

Depois das 12h - Os dois helicópteros militares, pintados de branco para simular uma missão humanitária, partem de uma base no leste do país com destino à selva do Guaviare.

13h13 - Um dos helicópteros aterrissa em um campo aberto pelos guerrilheiros perto do rio Apaporis a 70 km ao sul de San José del Guaviare, enquanto outro se mantém no ar.

Os seis militares que viajavam a bordo (dois tripulantes que fingiam ser membros de uma missão internacional e guerrilheiros) notificam César de que ele mesmo deve participar na transferência dos reféns para um acampamento onde os espera Alfonso Cano, recentemente nomeado novo chefe das Farc.

Às 13h30 - Após um breve diálogo, César e outro de seus homens ordenam que os reféns sejam colocados no avião.

13h36 - o helicóptero parte do acampamento guerrilheiro e um dos pilotos avisa os comandos militares que tem os reféns nas mãos.

13h41 - Quando a aeronave alcança os 2.500 pés, dois dos militares camuflados rendem Cesar e seu companheiro e gritam aos reféns: "Somos o Exército da Colômbia. Vocês estão livres". O presidente colombiano, Alvaro Uribe, é informado por telefone.

Pouco depois das 14h - Os dois helicópteros chegam ao aeroporto de San José do Guaviare onde Betancourt e os demais reféns abordam um avião militar para a base de Tolemaida, onde os espera o avião presidencial. Lá os americanos Thomas Howes, Marc Gonsalves e Keith Stansell pegam outra aeronave e viajam até San Antonio (Texas, Estados Unidos).

"Quero primeiro agradecer a Deus e aos soldados da Colômbia", disse Betancourt a um jornalista da emissora local do Exército na zona.

14h15 - Em Bogotá, o ministro da Defesa Juan Manuel Santos comunica o resgate à imprensa.

17h08 - O avião presidencial que levou Betancourt e mais 11 reféns aterrissa na base militar de Catam, no oeste de Bogotá.

Betancourt desce do avião e se abraça à sua mãe Yolanda Pulecio e seu esposo Juan Carlos Lecompte.

Em vídeo, saiba como foi o resgate de Betancourt


Entenda

Saiba mais sobre Ingrid

O Resgate

Imagens

Repercussão

Opinião

Leia também:

    Leia tudo sobre: betancourt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG