Sadr insiste em retirada das tropas no Iraque e chama Gates de terrorista

Bagdá, 13 abr (EFE).- O clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr reiterou sua chamada para a retirada das tropas americanas do Iraque e disse que o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, é um terrorista.

EFE |

"Se não sair de nosso território nem estabelecer um calendário que seja aceitável para o povo iraquiano inocente, utilizaremos os meios que consideremos adequados para resistir e tirá-lo de nosso território", diz Sadr, em comunicado divulgado nesta sábado.

O religioso xiita fez estas declarações depois que Gates duvidou, na sexta-feira passada, que o Exército americano vá deter Sadr após os combates entre sua milícia Exército Mehdi e o Exército iraquiano.

Gates disse que o clérigo "é uma figura política importante", por isso a Administração americana quer que se envolva no processo político no Iraque.

Sobre isso, Muqtada disse que, após ouvir "as declarações do terrorista ministro da Defesa americano, digo (aos americanos) que, para mim, não são mais que inimigos".

"O povo iraquiano com todas suas tendências, religiões, etnias, Governo, Parlamento e os que pertencem a este território sagrado são meus irmãos, sempre que vocês (os americanos) sejam seus inimigos e que eles peçam sua retirada", acrescentou.

Quanto a sua incorporação no processo político, o religioso xiita perguntou: "em que processo político entramos, se você (EUA) ocupa nosso território?".

Os seis ministros leais ao clérigo xiita abandonaram em abril do ano passado a coalizão de Governo do primeiro-ministro xiita, Nouri al-Maliki, devido à recusa deste em negociar um calendário para a retirada das tropas estrangeiras do Iraque.

O presidente americano, George W. Bush, anunciou na quinta-feira passada uma pausa, efetiva a partir de agosto, para avaliar a situação em relação aos cortes gradativos das tropas no Iraque que serão realizados este ano. EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG