novo grande pacto internacional contra crise econômica - Mundo - iG" /

Saca convoca novo grande pacto internacional contra crise econômica

San Salvador, 30 out (EFE).- O presidente de El Salvador, Elías Antonio Saca, convidou hoje os Chefes de Estado e de Governo presentes na 18ª Cúpula Ibero-Americana a buscar um novo grande pacto internacional para superar a crise econômica global.

EFE |

"Não falemos mais da crise, falemos de soluções, condensemos todas estas iniciativas em um só documento que nos sirva como carta de negociação em relação ao mundo", disse Saca em seu discurso de inauguração da cúpula.

Acrescentou que as propostas de reformas como as do Fundo Monetário Internacional (FMI) "são somente alguns exemplos de iniciativas que deveríamos aglutinar neste grande pacto ibero-americano".

O presidente salvadorenho afirmou que a região ibero-americana deve "concentrar forças para apresentar uma só posição frente ao resto da comunidade internacional".

Em referência ao tema central da cúpula, "Juventude e Desenvolvimento", disse que há na região "160 milhões de jovens que precisam de sociedades mais fraternas, sociedades mais eqüitativas, mais justas e mais livres".

Saca disse ainda que estudos de organismos multilaterais demonstram que "há uma efetiva redução da pobreza" nas nações ibero-americanas.

No entanto, acrescentou que os mesmos estudos indicam que "persistem os problemas para a inserção dos jovens no mercado de trabalho". EFE chm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG