ultramodernas ao Uzbequistão - Mundo - iG" /

Rússia vai fornecer armas ultramodernas ao Uzbequistão

MOSCOU - A Rússia fornecerá armas ultramodernas ao Uzbequistão, antiga república soviética da Ásia central aliada de Moscou, anunciou o primeiro-ministro russo Vladimir Putin, após negociações com o presidente uzbeque, Islam Karimov.

AFP |

"Chegamos a um acordo para ampliar nossos laços militares e técnicos", disse Putin, citado pelas agências russas em Tashkent.

"A ampliação desta cooperação acontecerá com a entrega de sistemas de armamento ultramodernos e o desenvolvimento da cooperação neste setor e outras áreas da alta tecnologia", acrescentou.

Além disso, os dois países concluíram um acordo para a construção de um novo gasoduto em território uzbeque, destinado à exportação do gás turcomeno e uzbeque.

"Concluímos um acordo para o início de estudos práticos conjuntos para a construção de um novo gasoduto em território uzbeque, com o objetivo de garantir o crescimento do potencial de exportação do Turcomenistão e do Uzbequistão", declarou Putin.

Karimov, que governa o Uzbequistão com mão-de-ferro há 18 anos, se tornou aliado de Moscou depois da repressão de uma revolta em maio de 2005 na cidade de Andijan (leste), que deixou entre 500 e 1.000 mortos, segundo ONGs, e 187 de acordo com as autoridades.

Depois das críticas do Ocidente, sobretudo de Washington, o governo do Uzbequistão ordenou em julho de 2005 que os Estados Unidos abandonassem a base aérea de Karchi Janabad (sul do país) e se virou para a Rússia, com a qual assinou um acordo de defesa mútua em novembro de 2005.

Leia mais sobre Rússia

    Leia tudo sobre: rússia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG