Rússia testa míssil capaz de superar escudo dos EUA

Moscou, 26 nov (EFE).- A Rússia ensaiou hoje com sucesso o lançamento do foguete intercontinental balístico RS-24, capaz de levar várias ogivas nucleares e de superar o escudo antimísseis americano, informou a Força de Mísseis Estratégicos (FME) russa.

EFE |

"O lançamento aconteceu a partir de uma rampa móvel na base de Plesetsk (800 quilômetros ao norte de Moscou) às 16h20 (11h20, Brasília)", disse a fonte, citada por agências de notícias russas.

Este é o terceiro lançamento de teste do protótipo do míssil balístico RS-24, capaz de transportar três ou mais ogivas nucleares.

Tanto esse teste como os efetuados em maio e dezembro de 2007 se emolduram dentro do programa do novo complexo estratégico, destinado a modernizar o obsoleto arsenal nuclear russo.

O objetivo é obter dados adicionais para confirmar a capacidade científica e técnica dos mísseis balísticos intercontinentais, entre os que também figuram os Bulavá e Topol.

Os novos RS-24 substituirão os RS-18 (SS-19, Stilleto, segundo a classificação da Organização do Tratado do Atlântico Norte) e os RS-20, (SS-18), esses últimos os foguetes balísticos nucleares mais potentes do mundo.

A Rússia sustenta que os RS-24 se ajustam ao estabelecido nos acordos de desarmamento nuclear assinados entre Rússia e EUA: o Start-1 de 1991 e o tratado de Redução de Potenciais Estratégicos Ofensivos de 2002. EFE io/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG