A Rússia efetuou nesta quinta-feira com sucesso um teste com um míssil Topol, capaz de enganar uma defesa antimísseis, em um novo desafio aos norte-americanos e a seu projeto de instalação de elementos de seu escudo no Leste Europeu.

"As forças estratégicas nucleares e as forças espaciais efetuaram às 14h36 de Moscou (07h36 de Brasília) a partir do cosmódromo de Plessetsk (noroeste) um teste de rotina do míssil balístico intercontinental RS-12M Topol", declarou um porta-voz das forças estratégicas Alexandre Vovk, citado pela agência Ria Novosti.

O míssil "atingiu com sucesso seu alvo na Kamtchatka", uma ilhota distante cerca de 6.000 km de Plessetsk, no Extremo-Oriente russo, acrescentou.

"O míssil mostrou ainda a sua capacidade de atingir alvos muito precisos e altamente protegidos", comemorou Vovk.

Os mísseis, "equipados de meios especiais" para enganar as defesas antimísseis, fazem parte de "medidas assimétricas" estudadas por Moscou face à implantação do escudo norte-americano, explicou o coronel.

Varsóvia e Washington concluíram no dia 14 de agosto um acordo sobre a instalação de parte de um sistema antimísseis na Polônia, o que aumentou o temor de uma escalada da tensão entre a Rússia e o Ocidente, exacerbada pelo conflito na Geórgia.

A Rússia, que se sente ameaçada por esse projeto, advertiu que responderá à instalação desse escudo, que os Estados Unidos afirmam ser destinado a proteger o território norte-americano contra eventuais ameaças de países como o Irã.

Uma autoridade militar russa afirmou em meados de agosto que, ao aceitar a instalação de elementos do escudo antimísseis norte-americano, a Polônia se tornava um alvo "prioritário" para eventuais ataques contra esse sistema.

O último lançamento desse tipo do míssil Topol havia sido efetuado em 8 de dezembro de 2007.

O primeiro lançamento desse míssil a partir de uma rampa móvel foi realizado em 1983.

O míssil RS-12M Topol, chamado de SS-25 pela Otan, é um míssil estratégico móvel de 18,5 metros de comprimento, com diâmetro de 1,8 metro e um peso de 46 toneladas.

neo/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.