Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Rússia só deixará a Geórgia com as tropas georgianas nos quartéis

As tropas russas só pretendem se retirar do território georgiano quando as forças da Geórgia retornarem aos quartéis, afirmou o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

AFP |

"Quando as tropas georgianas voltarem a seus quartéis (as forças russas) voltarão ao território da Federação Russa. Nossas forças de manutenção da paz permanecerão na Ossétia do Sul", declarou o chanceler.

Segundo o plano de paz apresentado pelo presidente francês Nicolas Sarkozy ao presidente russo, Dmitri Medvedev, e ao presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, que ambos aceitaram, as forças militares georgianas devem retornar "a seu lugar habitual de aquartelamento" e as forças russas devem retornar às "linhas anteriores ao início das hostilidades".

A Rússia mantém desde o início dos anos 90 forças de manutenção de paz na região georgiana separatista pró-russa da Ossétia do Sul, o centro do conflito entre Moscou e Tbilisi.

Além disso, Lavrov insistiu na necessidade de reexaminar o status da Ossétia do Sul e da Abkházia, os territórios separatistas da Geórgia, o que Tbilis não aceita.

bds-alf/fp/nh

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG